O Campus Autónoma/ESEJD, do Projeto Ambição, realizou mais uma atividade com o tema do Workshop “Felicidade e Bem-estar no Ensino Superior”, onde estiveram presentes cerca de 120 alunos, do 1º ano de Ciências de Comunicação da UAL, animado pela conceituada oradora Helena Marujo, Professora Associada do ISCSP-ULisboa, Membro do Conselho da Associação Internacional de Psicologia Positiva (IPPA) e Investigadora do Centro de Administração e Políticas Públicas – CAPP. Várias questões foram colocadas no início da sua apresentação como “o que fazem as empresas quando os seus trabalhadores estão a sofrer?”, “como ajudar os decisores e líderes a criar contextos de felicidade?”, “o que é que funciona melhor, para conseguirmos ser resilientes e transcender os piores momentos da nossa vida?”.
Depois de questionar os alunos sobre o que é a coisa mais importante para a Felicidade, demonstrou, que através da ciência e investigação se alcançou o consenso de que é a qualidade das relações que estabelecemos uns com os outros, o mais importante, tanto para a saúde física, saúde psicológica e para a nossa longevidade.
Referiu ainda que numa sociedade virada para o individualismo, competitividade, sucesso individual, desempenho e resultados, afastamo-nos do que é mais importante, saber estar bem uns com os outros, cuidar e reforçar os laços afetivos e os vínculos que se tem com as outras pessoas. Ter alguém com quem contar, foi o aspeto mais importante para quase 90% da população mundial, num estudo feito pela Gallup Internacional, uma das maiores consultoras do mundo.
Helena Marujo deixa “Tarefas para crescer”:
“(1) Anota todos os dias, ao fim do dia, pelo menos três coisas positivas – três “pontos de luz” ou três “bênçãos” – que tenhas vivido nesse dia. Ao fim de algum tempo, tenta detetar padrões: o que é que te faz feli mais vezes? Como podes procurá-lo ou provocá-lo? (Se neste exercício partilhares os pontos positivos com outra(s) pessoa(s), melhor ainda!).
(2) Pontos fortes do caráter. No website “VIA Institute on Character” (https://lnkd.in/e2fR92C) responde ao questionário para identificares os pontos fortes do teu caráter. Depois, no dia a dia, tenta refletir sobre que pontos fortes estás a utilizar, e como o fazes.”
Estes e muito mais outros factos foram transmitidos por Helena Marujo, alcançados através de investigação científica, onde também se chega à conclusão que ter só emoções positivas não chega, é também essencial ter uma vida com propósito. A eudaimonia é a doutrina ética grega que afirma a procura da felicidade como fundamento da Ética e finalidade da vida humana.