Plano de ação

Propomos-nos desenvolver uma proposta de Plano de Ação, sem custos para a Autarquia, que assenta em 4 etapas:

Diagnóstico

Nesta primeira etapa, serão analisadas as necessidades da Autarquia em termos de modernização, desenvolvimento e sustentabilidade, os objetivos e as metas perseguidas, os recursos e as capacidades existentes, a organização e o modelo de governação, as restrições e as limitações financeiras e os riscos associados.

Pretende-se estudar a situação atual em todos os seus contornos e inventariar os pontos fortes e fracos da sua realidade atual através das oportunidades e desafios que se colocam à Autarquia.

Proposta de Plano de Ação

Uma vez efetuada a análise e o diagnóstico, utiliza-se a informação recolhida para dar início à estruturação de um Plano de Ação, no qual se identificam as atividades a desenvolver, orçamentos e timings para a criação do modelo de organização.

Depois de apresentada ao Órgão Executivo da Autarquia, para discussão e introdução de eventuais alterações, o Plano passará à fase de implementação.

Implementação

O Plano poderá ser implementado na sua totalidade ou nas partes que a Autarquia considere apropriadas à sua situação. Proceder-se-á à montagem do modelo de organização aprovado e à realização das medidas e atividades previstas, de acordo com o cronograma aceite.

Monitorização e Avaliação

Esta fase é de vital importância, para se evitar o desvirtuamento do Plano traçado e tornar possível a introdução das correções que em cada momento venham a ser consideradas necessárias, para garantir que as ações estão a atingir os objetivos estipulados e que o Plano, na sua globalidade, alcança o sucesso desejado.

De acordo com o modelo de avaliação da qualidade do serviço prestado, adotado pelo CTC, será feita, periodicamente, uma avaliação do desempenho da equipa de consultores, dos investigadores, dos docentes, do grau de satisfação da Autarquia e dos seus munícipes, bem como dos resultados atingidos.