QUEM SOMOS

O Centro de Transferência de Conhecimento (CTC), tem como missão gerar valor e transferir o conhecimento produzido pelas Unidades Académicas e de Investigação, da Universidade Autónoma de Lisboa, da Escola de Pós-Graduação Autónoma Academy e da Escola Superior de Enfermagem São Francisco das Misericórdias, em estreita ligação com outras Unidades do Sistema Científico e com outros Centros e Associações com intervenção na comunidade.

Posicionamo-nos para o desenvolvimento:

  • De projetos de sustentabilidade, inovação, empreendedorismo e transformação digital;
  • De intervenção na economia social;
  • De apoio à criação de spin-offs e de estímulo à inovação;
  • De projetos de desenvolvimento envolvendo a administração central, as autarquias, associações empresariais e empresas;
  • De colaboração com entidades, redes nacionais e internacionais.

OBJETIVO

A UNESCO define o conceito de Happy School como um espaço que apoia a aprendizagem, a saúde, o bem-estar e a alegria de toda a comunidade escolar.

A aprendizagem assume uma visão holística, englobando o desenvolvimento académico, social, emocional, físico e moral da pessoa como um todo.

O projeto Happy School tem como objetivo contribuir para a felicidade na escola, de alunos, encarregados de educação, professores e auxiliares.

A felicidade organizacional, na escola, tem um impacto direto na produtividade dos profissionais, no melhor aproveitamento dos alunos e no envolvimento da comunidade com a escola.

Permite dar visibilidade às escolas com melhores práticas através da disseminação em artigos científicos, nos media
e atribuição do selo “Escola Feliz”.

Numa escola feliz, os alunos encontram utilidade nos conteúdos abordados, sentem-se reconhecidos pelas suas conquistas, movimentam-se num ambiente calmo e propício às aprendizagens e sentem-se seguros.

A UNESCO define o conceito de Happy School como um espaço que apoia a aprendizagem, a saúde, o bem-estar e a alegria de toda a comunidade escolar.

A aprendizagem assume uma visão holística, englobando o desenvolvimento académico, social, emocional, físico e moral da pessoa como um todo.

O projeto Happy School tem como objetivo contribuir para a felicidade na escola, de alunos, encarregados de educação, professores e auxiliares.

A felicidade organizacional, na escola, tem um impacto direto na produtividade dos profissionais, no melhor aproveitamento dos alunos e no envolvimento da comunidade com a escola.

Permite dar visibilidade às escolas com melhores práticas através da disseminação em artigos científicos, nos media
e atribuição do selo “Escola Feliz”.

Numa escola feliz, os alunos encontram utilidade nos conteúdos abordados, sentem-se reconhecidos pelas suas conquistas, movimentam-se num ambiente calmo e propício às aprendizagens e sentem-se seguros.

METODOLOGIA

A UNESCO – United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization lançou o modelo ‘Happy School’ em 2020, como um framework de aprendizagem positiva, capaz de atender às necessidades académicas, sociais, emocionais e económicas das pessoas, das comunidades e das sociedades.

A metodologia aplicada resulta de uma customização do modelo proposto pela UNESCO ao caso especifico português.

Fase 1.

Diagnóstico

Através da aplicação de modelos proprietários, validados cientificamente, são enviados questionários, em separado, para alunos, encarregados de educação, professores e auxiliares.

Com as respostas obtidas é realizado um diagnóstico do estado de felicidade na escola, no seu todo e por segmento (ciclo de ensino, sexo, idade, alunos, encarregados de educação, professores, auxiliares, outros).

A análise dos dados pode ser realizada com o envolvimento dos alunos permitindo-lhes obter uma formação inovadora e um novo conhecimento não proporcionado nas escolas.

Esta análise permite identificar os pontos fortes/fracos, prioridades e insights.

Fase 2.

Soluções

Com a análise dos pontos fortes/fracos, prioridades e insights, são procuradas soluções que permitam uma escola mais feliz.

Para a identificação de soluções são envolvidos, através de metodologias de cocriação, cada um dos grupos analisados (alunos, encarregados de educação, professores, auxiliares) onde desta forma aportam e se comprometem com as sugestões/soluções propostas.

Fase 3.

Implementação

As soluções propostas são validadas pela direção da escola e é elaborado um plano de ação para a sua implementação, com prioridades, datas e responsáveis.

O plano de ação deve ser disseminado na escola e comunidade para que tenha a devida visibilidade. Para tal, é possível envolver os alunos, proporcionando formação em criação de conteúdos e produção multimédia, permitindo a obtenção de novo conhecimento não disponível nas escolas.

Fase 4.

Avaliação

Após a implementação de cada ação, procede-se à sua avaliação (através da aplicação de um breve questionário), para verificar a sua eficácia e, se necessário, correção.

No final do projeto é possível avaliar o ganho de felicidade na escola e em cada um dos grupos participantes.

RESULTADOS

ESPERADOS

Os resultados permitem melhorar as condições físicas, sociais, pedagógicas e profissionais das escolas onde o modelo é aplicado, criando espaços onde todos possam associar o seu desenvolvimento à alegria e à felicidade, como veículos fundamentais para melhorarem os resultados da aprendizagem, o bem-estar e reforçarem a sua resiliência.

Happy Schools

in Portugal

A UAL está a desenvolver, no Município do Cartaxo, um caso de aplicação, construído com base no modelo das Happy Schools.

O projeto tem como objetivo compreender e promover fatores que contribuem para a felicidade escolar, no contexto regional. Resulta num esforço colaborativo entre a UAL, a Câmara Municipal do Cartaxo e dois Agrupamentos de Escolas do Município do Cartaxo, evolvendo o 1º Ciclo de Ensino Básico e o Ensino Secundário.

O projeto envolve três grupos de partes interessada, professores e funcionários, pais e alunos.