QUEM SOMOS

O Centro de Transferência de Conhecimento (CTC), tem como missão gerar valor e transferir o conhecimento produzido pelas Unidades Académicas e de Investigação, da Universidade Autónoma de Lisboa, da Escola de Pós-Graduação Autónoma Academy e da Escola Superior de Enfermagem São Francisco das Misericórdias, em estreita ligação com outras Unidades do Sistema Científico e com outros Centros e Associações com intervenção na comunidade.

SOCIAL

LISTENING

O Social Listening é uma metodologia de análise do consumidor, complementar aos meios mais tradicionais, com a vantagem de obter informação genuína (partilhada pelas pessoas), em tempo real e com volume de informação (sem limite de pessoas ou comentários);

O Social Listening é uma metodologia que permite “ouvir” os indivíduos através das suas publicações online (redes sociais, blogs, sites, …) utilizando a IH e IA.

Desta forma, é possível identificar os pontos fortes e fracos sobre qualquer tema (marca, empresa, partido político, cidade, comportamentos atuais e futuros, …), ter uma visão prospetiva e implementar ações que promovam um sentimento positivo.

Metodologia

Fase 1.

Definição do tema a estudar e parametrização da plataforma de listening.

Tema: deve ser o mais concreto possível.

Definição dos termos (palavras e frases) a procurar.

Definição do período em análise que pode ser anterior à data atual (as plataformas têm acesso a back data).

Metodologia

Fase 2.

Validação, tópicos e subtópicos, análise de sentimentos.

Após a obtenção dos comentários é importante validar o sentimento atribuído pela plataforma. As máquinas não conseguem interpretar a ironia e podem atribuir sentimentos errados.

É fundamental o “olho humano” sobre a máquina para garantir que os sentimentos são os corretos.

Metodologia

Fase 2.

Validação, tópicos e subtópicos, análise de sentimentos.

Após a obtenção dos comentários é importante validar o sentimento atribuído pela plataforma. As máquinas não conseguem interpretar a ironia e podem atribuir sentimentos errados.

É fundamental o “olho humano” sobre a máquina para garantir que os sentimentos são os corretos.

A informação obtida é muita e difícil de interpretar.

É importante agregar os comentários em subtópicos e tópicos (subcategorias e categorias).

Nos subtópicos e tópicos é calculado o NSI (Net Sentiment Index) e, desta forma, são identificados os pontos fortes e fracos.

Metodologia

Fase 3.

Outputs, com a análise do NSI dos subtópicos e tópicos, é possível realizar curvas de valor, análise SWOT e insights.

Com os outupts obtidos é possível ter uma visão estratégica/tática e elaborar um plano de ações que resolva os pontos fracos e potencie os pontos fortes.

Exemplos

de Aplicações

Reposicionamento de Sintra (Associação de Turismo de Sintra);

Felicidade dos munícipes e turistas na Ericeira (C.M. Mafra);

Mobilidade em Lisboa (Carris);

Processo e satisfação com a compra online (El Corte Inglês);

Sentimento sobre as TELCOMS em Portugal (MEO/NÓS/Vodafone);

Sentimento sobre a marca Toys “R” Us (Espanha).

SINTRA:

DESAFIO

Motivar o turista a considerar Sintra como um destino de férias.

Não um local a visitar, apenas, por um dia.

Listening

  • Total mentions – 7.539
  • Unique authors – 6.781
  • OTS (oportunidades de visualização) – 48.946.570
  • Nível confiança – 95%; Erro amostra – 1,2%
  • Facebook, Twiter, outros locais online (blogs, jornais, …).

Julho e Dezembro de 2019.

Fontes

Social Listening Fontes

Inteligência

Social Listening Inteligência

Social

Listening

Social Listening

TÓPICOS

SENTIMENTO

CORRELAÇÕES

Social Listening

SINTRA

LISTENING

Sentimento

99,8% dos comentários são positivos. Dois grandes fatores:atributos físicos, atributos emocionais.

Perceções

Atributos físicos (85,7%). Locais com história, natureza e praias, gastronomia, perto de Lisboa.

Atributos emocionais (14,3%). Encanto e magia.

Comentários

Locais com História a visitar (74%). Palácio da Pena, Quinta da Regaleira e Monserrate, natureza e praias (25%). Vistas, montanha, jardins, Praia Grande, Praia da Adraga, Praia da Ursa, surf e bodyboard. Gastronomia (1%).

SINTRA

INSIGTHS

(LISTENING)

Sintra é um local mágico e encantador onde posso visitar o Palácio da Pena, Quinta da Regaleira e Monserrate

  • Pouco conhecimento do que Sintra tem para oferecer, como praias, montanha, atividades ao ar livre e gastronomia.
  • Sintra é visita de um dia. Os turistas ficam em Lisboa e vão a Sintra.
  • Oportunidade de fazer um upgrade a Sintra.
    Dar a conhecer toda a oferta que permita ao turista passar mais dias em Sintra.

SINTRA

BENCHMARKING

CATEGORIAS

Locais mais referidos online. Não existe um local que ofereça tudo o que Sintra pode oferecer.

Social Listening

SINTRA

BENCHMARKING

BAVIERA

Let us inspire you! Bavaria has all anyone could ever need for a well-earned break from the hectic of everyday life.

Recharge those batteries at one of our contemporary wellness resorts or on a long and relaxing walk through the beautiful Bavarian countryside.

Families will always feel in great hands with our Kinderland providers whilst the wide diversity of our towns and cities will delight culture lovers and shopping fans alike.

Social Listening

SINTRA

REPOSICIONAMENTO

Benefício

Sintra is a unique and magic place! At one, I may enjoy from historic and world heritage places, pleasant beaches and landscape, wonderful gastronomy and outdoor activities.

And just 30m from Lisbon and the airport!

Conceito

Feel the passion

O que Sintra ganha: mais turistas, mais dias de estadia, mais empresas/negócio, mais riqueza.

O SOCIAL LISTENING É HOJE UM VETOR DE IMPORTÂNCIA FUNDAMENTAL NA GESTÃO ESTRATÉGICA DAS ORGANIZAÇÕES E DOS TERRITÓRIOS