QUEM SOMOS

O Centro de Transferência de Conhecimento (CTC), tem como missão gerar valor e transferir o conhecimento produzido pelas Unidades Académicas e de Investigação, da Universidade Autónoma de Lisboa, da Escola de Pós-Graduação Autónoma Academy e da Escola Superior de Enfermagem São Francisco das Misericórdias, em estreita ligação com outras Unidades do Sistema Científico, bem como, com outros Centros e Associações com intervenção na comunidade.

SUCCESS AT

SCHOOL

O Programa SUCCESS AT SCHOOL tem como objetivo estimular o desenvolvimento de mecanismos de apoio à integração escolar dos novos estudantes e a promoção do seu sucesso, pela adoção de práticas inovadoras de ensino e aprendizagem e pelo fortalecimento das práticas de autoaprendizagem e de trabalho em equipa.

MEDIDA 1

MONITORIZAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO SUCESSO ESCOLAR

Esta ação visa:

1.1 Desenvolver um sistema de monitorização do sucesso escolar que se constitua como meio eficiente e rápido para avaliar o desempenho académico de cada aluno;

1.2 Fornecer informações detalhadas e atualizadas para acompanhamento tutorial dos alunos;

1.3 Sinalizar a necessidade de mecanismos de apoio; 1.4 Antecipar comportamentos e tendências para prevenir o abandono escolar.

Resultados Esperados:

1.1 Acompanhar o percurso e o desempenho escolar de cada aluno, sinalizando desvios e dificuldades.

1.2 Atuar com maior rapidez e precisão sobre situações críticas.

1.3 Integrar e desencadear os mecanismos disponíveis (tutoria, mentoria, apoio social ou psicológico, entre outros) de promoção do sucesso escolar.

1.4 Diminuir a taxa de abandono escolar, sobretudo nos alunos do secundário.

MEDIDA 2

INOVAÇÃO PEDAGÓGICA

Neste âmbito, propomos a dinamização pedagógica de novas abordagens de ensino e aprendizagem, através das seguintes ações:

2.1 Programa de reforço de literacias;

2.2 Workshops de inovação pedagógica;

2.3 Desenvolvimento dos Campus dos estabelecimentos de ensino.

Resultados Esperados:

2.1.1 Reforçar as skills, recorrendo à implementação de novas estratégias de ensino e aprendizagem, nomeadamente, a gamificação e atividades de projeto;

2.1.2 Aumentar o número de jovens e adultos com competências técnicas e profissionais para o emprego e para o empreendedorismo;

2.2.1 Assegurar o bem-estar emocional, a igualdade de género, o acesso à formação e educação superior de qualidade dos distintos stakeholders das escolar.

2.2.2 Sistematizar um toolkit que sirva de base à implementação de boas práticas, metodologias e estratégias de inovação pedagógica;

2.3 Instituir dinâmicas que promovam a integração plena dos alunos nos Campus, com base no seu equilíbrio físico e mental com sentido de pertença a algo construtivo e grandioso.

MEDIDA 3

TECNOLOGIAS APLICADAS NA MELHORIA DO SUCESSO ESCOLAR

Com esta ação visa-se desenvolver:

3.1 Uma comunidade virtual que tem como objetivo centralizar um conjunto de ferramentas digitais de apoio ao aluno, potenciando o seu aproveitamento e contribuindo para a sua melhor integração na comunidade de ensino;

3.2 O e-tutor de tutoria virtual, oferece suporte personalizado aos alunos através de um modelo de processamento de linguagem natural (chatbot), que interage, esclarece dúvidas e fornece respostas individualizadas.

Resultados Esperados:

3.1.1 Dinamizar comunidades virtuais que reforcem o sentido de pertença, elevem a autoestima e facilitem a aprendizagem;

3.1.2 Desenvolver competências-chave como a comunicação, a colaboração, o pensamento crítico, a criatividade e a autonomia.

3.2 Desenvolver e implementar ferramentas digitais para tutoria virtual, que robusteça a rede de tutores e mentores a dinamizar.

MEDIDA 4

MENTORIA E TUTORIA

Esta ação visa:

4.1 Desenvolver uma rede de mentoria em cada instituição;

4.2 Realizar seminários interdisciplinares;

4.3 Criar uma rede de tutorias.

Resultados esperados:

4.1 Apoiar e facilitar a integração dos novos estudantes, na sua transição entre turmas, níveis de ensino, percurso social e académico;

4.2 Fortalecer transversalmente as competências dos alunos para além do âmbito de estudo;

4.3 Promover o apoio e acompanhamento do percurso académico dos estudantes.

IMPACTOS

Melhor acolhimento dos alunos com trajetos escolares marcados pela retenção e insucesso escolar;

As medidas introduzem bottom-up, um conjunto de recursos e ferramentas nas escolas, que desencadeiam importantes mudanças nas práticas de docência e nas ações escolares;

Elevados níveis de eficácia, justificando a adequação do investimento no aumento do sucesso escolar e na redução da taxa de abandono precoce dos jovens;

Sustentabilidade dos resultados após o período da intervenção;

Contribuição para a promoção do bem-estar e sucesso escolar.