QUEM SOMOS
O Centro de Transferência de Conhecimento (CTC), tem como missão gerar valor e transferir o conhecimento produzido pelas Unidades Académicas e de Investigação, da Universidade Autónoma de Lisboa, da Escola de Pós-Graduação Autónoma Academy e da Escola Superior de Enfermagem São Francisco das Misericórdias, em estreita ligação com outras Unidades do Sistema Científico, bem como, com outros Centros e Associações com intervenção na comunidade.
SUCCESS AT
SCHOOL
O Programa SUCCESS AT SCHOOL tem como objetivo estimular o desenvolvimento de mecanismos de apoio à integração escolar dos novos estudantes e a promoção do seu sucesso, pela adoção de práticas inovadoras de ensino e aprendizagem e pelo fortalecimento das práticas de autoaprendizagem e de trabalho em equipa.
MEDIDA 1
MONITORIZAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO SUCESSO ESCOLAR
Esta ação visa:
1.1 Desenvolver um sistema de monitorização do sucesso escolar que se constitua como meio eficiente e rápido para avaliar o desempenho académico de cada aluno;
1.2 Fornecer informações detalhadas e atualizadas para acompanhamento tutorial dos alunos;
1.3 Sinalizar a necessidade de mecanismos de apoio; 1.4 Antecipar comportamentos e tendências para prevenir o abandono escolar.
Resultados Esperados:
1.1 Acompanhar o percurso e o desempenho escolar de cada aluno, sinalizando desvios e dificuldades.
1.2 Atuar com maior rapidez e precisão sobre situações críticas.
1.3 Integrar e desencadear os mecanismos disponíveis (tutoria, mentoria, apoio social ou psicológico, entre outros) de promoção do sucesso escolar.
1.4 Diminuir a taxa de abandono escolar, sobretudo nos alunos do secundário.
MEDIDA 2
INOVAÇÃO PEDAGÓGICA
Neste âmbito, propomos a dinamização pedagógica de novas abordagens de ensino e aprendizagem, através das seguintes ações:
2.1 Programa de reforço de literacias;
2.2 Workshops de inovação pedagógica;
2.3 Desenvolvimento dos Campus dos estabelecimentos de ensino.
Resultados Esperados:
2.1.1 Reforçar as skills, recorrendo à implementação de novas estratégias de ensino e aprendizagem, nomeadamente, a gamificação e atividades de projeto;
2.1.2 Aumentar o número de jovens e adultos com competências técnicas e profissionais para o emprego e para o empreendedorismo;
2.2.1 Assegurar o bem-estar emocional, a igualdade de género, o acesso à formação e educação superior de qualidade dos distintos stakeholders das escolar.
2.2.2 Sistematizar um toolkit que sirva de base à implementação de boas práticas, metodologias e estratégias de inovação pedagógica;
2.3 Instituir dinâmicas que promovam a integração plena dos alunos nos Campus, com base no seu equilíbrio físico e mental com sentido de pertença a algo construtivo e grandioso.
MEDIDA 3
TECNOLOGIAS APLICADAS NA MELHORIA DO SUCESSO ESCOLAR
Com esta ação visa-se desenvolver:
3.1 Uma comunidade virtual que tem como objetivo centralizar um conjunto de ferramentas digitais de apoio ao aluno, potenciando o seu aproveitamento e contribuindo para a sua melhor integração na comunidade de ensino;
3.2 O e-tutor de tutoria virtual, oferece suporte personalizado aos alunos através de um modelo de processamento de linguagem natural (chatbot), que interage, esclarece dúvidas e fornece respostas individualizadas.
Resultados Esperados:
3.1.1 Dinamizar comunidades virtuais que reforcem o sentido de pertença, elevem a autoestima e facilitem a aprendizagem;
3.1.2 Desenvolver competências-chave como a comunicação, a colaboração, o pensamento crítico, a criatividade e a autonomia.
3.2 Desenvolver e implementar ferramentas digitais para tutoria virtual, que robusteça a rede de tutores e mentores a dinamizar.
MEDIDA 4
MENTORIA E TUTORIA
Esta ação visa:
4.1 Desenvolver uma rede de mentoria em cada instituição;
4.2 Realizar seminários interdisciplinares;
4.3 Criar uma rede de tutorias.
Resultados esperados:
4.1 Apoiar e facilitar a integração dos novos estudantes, na sua transição entre turmas, níveis de ensino, percurso social e académico;
4.2 Fortalecer transversalmente as competências dos alunos para além do âmbito de estudo;
4.3 Promover o apoio e acompanhamento do percurso académico dos estudantes.
IMPACTOS
Melhor acolhimento dos alunos com trajetos escolares marcados pela retenção e insucesso escolar;
As medidas introduzem bottom-up, um conjunto de recursos e ferramentas nas escolas, que desencadeiam importantes mudanças nas práticas de docência e nas ações escolares;
Elevados níveis de eficácia, justificando a adequação do investimento no aumento do sucesso escolar e na redução da taxa de abandono precoce dos jovens;
Sustentabilidade dos resultados após o período da intervenção;
Contribuição para a promoção do bem-estar e sucesso escolar.