HAPPY SCHOOL – PRAÇA DA FELICIDADE – PARCERIA UAL/CTC AUTÓNOMA E O MUNICÍPIO DO CARTAXO

Foi lançado o projeto Praça da Felicidade que nasce da parceria da UAL e do CTC Autónoma, coordenado pelo Professor Ricardo Borges dos Santos e o Município do Cartaxo, que visa capacitar os alunos dos Agrupamentos de Escolas do Município em comunicação e utilização de meios audiovisuais, produzindo conteúdos próprios baseados na informação obtida através do modelo Happy School, através de questionário validado. Terão formação em análise de dados, escrita de conteúdos e utilização de meios audiovisuais, em interação colaborativa com os pares envolvidos, o que permitirá, através desta metodologia, a aprendizagem sequencial e complementar das competências necessárias para a criação de peças de comunicação.

Esta perspetiva pedagógica inovadora, repensa a relação entre tecnologia e educação, aplicando-se o diálogo, o compromisso e a criatividade, onde as plataformas digitais passam a ser, também, o novo lócus e tempo da educação, espaço legítimo da formação das novas gerações, de defesa de práticas democráticas, igualitárias no processo de construção da aprendizagem significativa e na participação efetiva dos alunos, na construção do seu conhecimento.

  • A UNESCO define o conceito de Happy School como um espaço que apoia a aprendizagem, a saúde, o bem-estar e a alegria diária de toda a comunidade escolar.
  • A aprendizagem assume uma visão holística, englobando o desenvolvimento académico, social, emocional, físico e moral da pessoa como um todo.
  • O projeto Happy School tem como objetivo contribuir para a felicidade na escola, de alunos, encarregados de educação, professores e auxiliares.
  • A felicidade organizacional, na escola, tem um impacto direto na produtividade dos profissionais, no melhor aproveitamento dos alunos e no envolvimento da comunidade com a escola.
  • Permite dar visibilidade às escolas com melhores práticas através da disseminação em artigos científicos, nos media
    e atribuição do selo “Escola Feliz”.
  • Numa escola feliz, os alunos encontram utilidade nos conteúdos abordados, sentem-se reconhecidos pelas suas conquistas, movimentam-se num ambiente calmo e propício às aprendizagens e sentem-se seguros.

HAPPY SCHOOL, a transformação para uma educação positiva!